Posso te ajudar?

Excelência em nossos serviços! Conquiste e fidelize seus clientes com estratégias inteligentes, em uma época em que a confiança está em primeiro lugar.

    Acompanhe-nos
    em nossas redes sociais!

Notícias Empresariais Simples Nacional: veja novas regras para adesão em 2026

Publicado em 08 de janeiro de 2026

Microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que desejam aderir ao Simples Nacional em 2026 precisam ficar atentas aos prazos e às novas regras de formalização. Para empresas já em atividade, a solicitação de opção poderá ser feita exclusivamente em janeiro de 2026, até o próximo dia 30, último dia útil do mês. Se deferida, a adesão terá efeitos retroativos a 1º de janeiro.

Já para empresas em início de atividade, a regra mudou desde 1º de dezembro de 2025, com a implementação do Módulo Administração Tributária (MAT). Nesse caso, a opção pelo Simples Nacional deverá ser feita no momento da inscrição do CNPJ. Se aprovada, passa a valer desde a data de abertura da empresa.

Caso o empreendedor não tenha feito essa escolha no ato do cadastro, poderá solicitar a adesão em janeiro de 2026, mas sem efeito retroativo.

A solicitação é realizada exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional, e é irretratável para todo o ano-calendário. Após o pedido, o sistema faz uma verificação automática de pendências junto à Receita Federal, estados, Distrito Federal e municípios. Empresas com débitos ou irregularidades cadastrais entram em análise e só terão a opção deferida após a regularização.

Empresas que já são optantes não precisam renovar a adesão anualmente. A exclusão do regime ocorre apenas em casos específicos, como por comunicação do próprio contribuinte ou por irregularidades fiscais. Já aquelas excluídas em 2025 por débitos poderão solicitar nova opção em janeiro de 2026, desde que regularizem todas as pendências.

No caso do microempreendedor individual (MEI) excluído do Simples e desenquadrado do Simei, o retorno ao regime exige duas etapas: a solicitação de opção pelo Simples Nacional e, em seguida, a opção pelo Simei.

O acompanhamento do pedido pode ser feito diariamente no serviço “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. O resultado final da adesão está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de fevereiro. Em caso de indeferimento, o contribuinte será notificado pelo ente federado responsável e poderá apresentar contestação dentro dos prazos previstos em cada legislação.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Voltar a listagem de notícias

Oferecemos uma variedade de links de utilidades econômicas, financeiras e contábeis com informações importantes do âmbito empresarial, ideal para seus clientes e para sua empresa.

Utilitários Contábeis

Veja mais

Contato

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Endereço

Rua Guimarães Peixoto, nº 75 sala 107 Edifício Empresarial One Way, Casa Amarela - Recife / PE - CEP 52051-200

(81) 3204-4307

contato@econtgestaocontabil.com.br

Confira a localização do nosso escritório clicando aqui.

Canal de Atendimento

Entre em contato conosco para esclarecer todas suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões.

Desenvolvido por Sitecontabil 2020 | Todos os direitos reservados.